Secretaria de Mobilidade

Atividades da Secretaria

Descubra os diversos serviços oferecidos pela Secretaria de Mobilidade listados nesta página. Aqui, você encontrará informações detalhadas sobre cada serviço, incluindo as orientações para solicitação, que em sua maioria podem ser realizadas através do Protocolo Online. Basta clicar no botão abaixo, utilizar o Assunto: Mobilidade e selecionar o Sub Assunto conforme sua necessidade de solicitação. Se você ainda não possui um cadastro, deverá solicitar o acesso pelo site do município (Portal do Cidadão).


Protocolo Online
Acessar

Nossa plataforma online simplifica o processo, tornando-o mais acessível e prático para você. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe, estamos prontos para lhe auxiliar em todas as etapas do processo.



Serviços Oferecidos



Fornecimento da Credencial de Estacionamento para vaga especial de idoso


a) Requisitos, documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O benefício da credencial é concedido a pessoa com idade a partir de 60 anos, moradoras do Município de Marechal Candido Rondon. Documento necessário: de identidade; comprovante de residência não necessariamente no nome do beneficiário, podendo ser de água ou luz;

b) Principais etapas para processamento do serviço: Atendimento prioritário e realizado de forma presencial, desde que apresente os documentos necessários do item C.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: A credencial é feita na hora, e entregue em mãos após efetuado o término do cadastro.

d) Forma de prestação de serviço: O beneficiário não precisa estar presente, um retirante (Parental) poderá vir na eventualidade fazer o a credencial, desde que forneça os documentos necessários contidos no item C, e o requerente forneça documento de identidade.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Fornecimento da Credencial de Estacionamento para vaga especial de Deficiente Físico


a) Requisitos, documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O benefício da credencial é concedido a pessoa com alguma deficiência ou dificuldade de locomoção, moradoras do Município de Marechal Cândido Rondon. Documento necessário: de identidade; comprovante de residência não necessariamente no nome do beneficiário, podendo ser de água ou luz e Atestado Médico: original com data inferior a 90 dias. Deve constar no tal o nome da pessoa com deficiência, especificações da deficiência. No caso de mobilidade reduzida ou deficiência temporária, deve constar no atestado médico o período de tratamento ou que a pessoa ficará nestas condições.

b) Principais etapas para processamento do serviço: Atendimento prioritário e realizado de forma presencial, desde que apresente os documentos necessários do item C.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: A credencial é feita na hora, e entregue em mãos após efetuado o término do cadastro.

d) Forma de prestação de serviço: O beneficiário não precisa estar presente, um retirante (Parental) poderá vir na eventualidade fazer o a credencial, desde que forneça os documentos necessários contidos no item C, e o requerente forneça documento de identidade.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Lombadas e Travessias Elevadas


a) Requisitos:Conforme o Decreto 144/2018 o requerente deverá preencher o “Requerimento Para Solicitação de Redutor de velocidade” e protocolar ele no Setor do protocolo, localizada dentro da Prefeitura Municipal.

Requerimento Para Solicitação de Redutor de velocidade: Poderá ser acessado no botão abaixo ou poderá retirar na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal. Nele deverá conter o Local exato que pretende ser colocado o Redutor de velocidade, numerar TODAS as residências que estiverem 100 (cem) metros antes e depois do ponto escolhido e APENAS UM responsável por residência deverá assinar e se manifestar contra ou a favor da implantação do dispositivo. Após o preenchimento, este formulário deverá ser protocolado online via Web ou no paço municipal, térreo – Protocolo.

b) Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: Protocolo com o Requerimento devidamente preenchido conforme o Item A

c) Principais etapas para processamento do serviço: A Abertura do protocolo conforme o Item A, a secretaria terá 10 dias para analisar o pedido, se o pedido for deferido ele será encaminhado para o setor competente para construir o redutor de velocidade.

d) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: Sem data prevista pois a Construção dependera da Secretaria de Viação e obras

e) Forma de prestação de serviço: Através do protocolo devidamente preenchido conforme o Item A.

f) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.

Modelo de Requerimento
Lombadas e Travessias Elevadas
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Pintura Viária


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente devera protocolar o pedido online via Web ou no paço municipal, térreo, neste pedido deverá constar a pintura que deseja, o local exato e um telefone para contato caso surja alguma dúvida sobre o pedido.

b) Principais etapas para processamento do serviço: Após o Requerente protocolar o pedido conforme o Item A, a secretaria irá analisar e dará uma resposta dentro de 10 dias uteis.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: Sem tempo determinado pois dependemos do clima para conseguir realizar as pinturas.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer morador que sinta a necessidade de alguma pintura viária poderá abrir um protocolo conforme o Item “A” solicitando-a.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Instalação de Placas


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente deverá protocolar o pedido no paço municipal, térreo. Neste pedido, deverá constar a placa que deseja ser instalada ou substituída por uma nova, o local exato da placa e um telefone para contato caso surja alguma dúvida sobre o pedido.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o requerente protocolar o pedido conforme o Item A, a secretaria irá analisar e dará uma resposta dentro de 10 dias úteis.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: Após o deferimento do pedido, o serviço será realizado dentro de 30 dias.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer morador que sinta a necessidade de que alguma placa de sinalização viária seja instalada/substituída poderá abrir um protocolo conforme o Item A, solicitando-a.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Instalação de Placa de Nome de Rua


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente deverá protocolar o pedido online via Web ou no paço municipal, térreo. Neste pedido, deverá constar a placa que deseja ser instalada ou substituída por uma nova, o local exato da placa e um telefone para contato caso surja alguma dúvida sobre o pedido.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o requerente protocolar o pedido conforme o Item A, a secretaria irá analisar e dará uma resposta dentro de 10 dias úteis.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: Após o deferimento do pedido, o serviço será realizado dentro de 30 dias.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer morador que sinta a necessidade de que alguma placa de Nome de Rua seja instalada/substituída poderá abrir um protocolo conforme o Item "A", solicitando-a.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Empréstimo de Material para Fechamento de Rua


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente deverá protocolar o pedido online via Web ou no paço municipal, térreo, 10 dias antes da data que deseja utilizar o material. Neste pedido, deverá constar o material que deseja, a quantidade, o período desejado e um telefone para contato, caso surja alguma dúvida sobre o pedido.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o requerente protocolar o pedido conforme o Item A, a secretaria irá analisar e dará uma resposta dentro de 10 dias úteis. Caso o empréstimo seja deferido, o solicitante deverá assinar o Termo de Empréstimo e Responsabilidade de Objetos.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: O empréstimo será realizado conforme a data prevista no protocolo.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer morador/Empresa que deseje algum material emprestado poderá abrir um protocolo conforme o Item 'A', solicitando-o.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Fechamento de Rua para Realização de Evento


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente deverá abrir um protocolo explicando onde será o evento, quando será, e se precisará de materiais emprestados (se sim, seguir a explicação acima). Após protocolar o pedido, o requerente deverá preencher um "Requerimento de Interdição de Via Pública" que poderá ser baixado clicando no botão abaixo ou retirado na Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada dentro da Prefeitura. Esse documento deverá ser entregue à SMMU, juntamente com uma cópia de um ofício protocolado na Polícia Militar, avisando sobre o possível fechamento.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Protocolar o pedido, apresentar o requerimento de Interdição de Via Pública juntamente com a cópia do Ofício para a PM e aguardar resposta.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: O fechamento será realizado conforme a data do evento.

d) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.

Modelo de Requerimento
Interdição de Via Pública
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Agendamento de Identidade


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: A pessoa que deseja agendar para renovar a Identidade ou fazer uma nova tem duas opções: pela internet ou presencialmente na Secretaria de Mobilidade Urbana, no paço municipal.

Pela internet: A pessoa deverá entrar no Site do Instituto de Identificação (http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/) e escolher um horário que seja mais conveniente para ela. Após isso, deverá preencher um cadastro com seus dados pessoais.

Presencial: A pessoa deverá se encaminhar até a secretaria, apresentar um documento com foto para que o agendamento seja realizado na hora.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o agendamento, a pessoa se encaminhará na data marcada até o Instituto de Identificação.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: O agendamento é realizado na hora.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer pessoa poderá se encaminhar à secretaria para usufruir do serviço.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Palestra


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente deverá protocolar o pedido online via Web ou no paço municipal, térreo, com no mínimo 10 dias antecedentes da data prevista para a palestra. Neste pedido, deverá constar o local, a quantidade de pessoas que assistirão e a faixa etária delas, bem como o tema que deseja que seja abordado e um telefone para contato, caso surja alguma dúvida sobre o pedido.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o requerente protocolar o pedido conforme o Item A, a secretaria irá analisar e dará uma resposta dentro de 10 dias úteis.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: Após o deferimento do pedido, a palestra será realizada na data combinada.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer escola/empresa/loja que sinta a necessidade de realizar alguma palestra para seus alunos/funcionários poderá abrir um protocolo conforme o Item A, solicitando-a.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Emergenciais


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: Caso o morador se depare com algum semáforo estragado ou alguma placa caída que esteja prejudicando o trânsito, podendo assim causar algum acidente, ele poderá ligar para a SMMU no número 3284-8799 e relatar a situação e o local que deverá ter uma atenção com caráter de emergência.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o morador ligar para a secretaria conforme o Item A, a secretaria tomará todas as medidas possíveis para sanar este problema o mais rápido possível.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço: A Secretaria tentará sanar o problema o mais cedo possível.

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer morador que veja algo de errado com caráter emergencial poderá ligar para a Secretaria de Mobilidade Urbana conforme o Item A.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.



Instalação de Placas “Genérica”


a) Requisitos, Documentos, forma e informações necessárias para acessar o serviço: O requerente deverá protocolar o pedido online via Web ou no no paço municipal, térreo. Neste pedido, deverá constar a placa que deseja que seja instalada ou substituída por uma nova, o local exato da placa e um telefone para contato, caso surja alguma dúvida sobre o Pedido.

b) Principais etapas para o processamento do serviço: Após o requerente protocolar o pedido conforme o Item A, a secretaria irá analisar e dará uma resposta dentro de 10 dias úteis.

c) Previsão do prazo máximo para a prestação de serviço:

d) Forma de prestação de serviço: Qualquer morador que sinta a necessidade de que alguma placa especial/genérica seja instalada/substituída poderá abrir um protocolo conforme o Item A, solicitando-a.

e) Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: Comparecer na Secretaria de Mobilidade, localizada dentro da Prefeitura Municipal.

Secretaria de Mobilidade

Contato

Telefone

(45) 3284-8782

E-mail

email@mobilidade.com.br

Endereço

Rua Espírito Santo, 777, Centro.

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Segunda-feira a Sexta-feira

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